sábado, 22 de março de 2014

PALAVRA DE DEUS

A parábola do Filho perdido. - Lc 15,1-3.11-32

     Naquele tempo:
1Os publicanos e pecadoresaproximavam-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus.'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.'3Então Jesus contou-lhes esta parábola:11'Um homem tinha dois filhos.12O filho mais novo disse ao pai:'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'.E o pai dividiu os bens entre eles.13Poucos dias depois, o filho mais novojuntou o que era seue partiu para um lugar distante.E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.14Quando tinha gasto tudo o que possuía,houve uma grande fome naquela região,e ele começou a passar necessidade.15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar,que o mandou para seu campo cuidar dos porcos.16O rapaz queria matar a fomecom a comida que os porcos comiam,mas nem isto lhe davam.17Então caiu em si e disse:'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura,e eu aqui, morrendo de fome.18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe:`Pai, pequei contra Deus e contra ti;19já não mereço ser chamado teu filho.Trata-me como a um dos teus empregados'.20Então ele partiu e voltou para seu pai.Quando ainda estava longe, seu pai o avistoue sentiu compaixão.Correu-lhe ao encontro, abraçou-o,e cobriu-o de beijos.21O filho, então, lhe disse:'Pai, pequei contra Deus e contra ti.Já não mereço ser chamado teu filho'.22Mas o pai disse aos empregados:`Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho.E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés.23Trazei um novilho gordo e matai-o.Vamos fazer um banquete.24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver;estava perdido e foi encontrado'.E começaram a festa.25O filho mais velho estava no campo.Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança.26Então chamou um dos criadose perguntou o que estava acontecendo.27O criado respondeu:`É teu irmão que voltou.Teu pai matou o novilho gordo,porque o recuperou com saúde'.28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar.O pai, saindo, insistia com ele.29Ele, porém, respondeu ao pai:`Eu trabalho para ti há tantos anos,jamais desobedeci a qualquer ordem tua.E tu nunca me deste um cabritopara eu festejar com meus amigos.30Quando chegou esse teu filho,que esbanjou teus bens com prostitutas,matas para ele o novilho cevado'.31Então o pai lhe disse:`Filho, tu estás sempre comigo,e tudo o que é meu é teu.32Mas era preciso festejar e alegrar-nos,porque este teu irmão estava morto e tornou a viver;estava perdido, e foi encontrado'.'Palavra da Salvação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário